Dicionário dos Modelos.




Para não fazer feio, confira este pequeno dicionário e conheça as expressões mais usadas no métier. Observe:
“Cada vez que um cliente pretende divulgar um produto ele procura uma Agência de Publicidade para criar uma campanha de divulgação. Depois de elaborar um lay-out e submete-lo à aprovação do cliente, ela procura uma Produtora que será responsável pela execução da peça publicitária. A Produtora  procura uma Agência de Modelos e especifica o tipo de garotas adequadas ao trabalho em questão. A Agência seleciona as garotas e manda à Produtora seus composites ou encaminha as próprias modelos – acompanhando de seus respectivos books — para uma entrevista e/ou seleção (tarefa desempenhada pelo booker). O Manager da agência é o responsável pelo acerto de cachês, veiculação, direcionamento de carreira, e direito do uso de imagem, etc.”

- Alta-costura: do francês “Haute Couture”, onde couture quer dizer trabalho com agulha ou costura. É o estilismo executado na mais alta qualidade, seguindo as regras da Câmara Sindical da Alta-Costura. 

- Prêt-à-porter: nome francês do estilo “ready-to-wear”, em português; pronto para vestir. Isto quer dizer, são roupas que já são vendidas prontas, como estamos acostumados a comprar hoje em dia. 

-Maison: também importada do dicionário francês, quer dizer casa. 

- Croqui: são os desenhos que os estilistas fazem das roupas e acessórios que serão desenvolvidos nas coleções. 

- Trench coat: no sentido mais literal da coisa, o Trench Coat, também conhecido como Raincoat em alguns países, é um casaco para os dias de chuva e frio.

A


AGÊNCIA DE MODELOS — Empresa de prestação de serviços que contrata modelos para participar de anúncios na televisão, editoriais de revistas de moda, capas de publicações e publicidade em geral.  Faz a ponte entre o cliente e a modelo.
AGÊNCIA DE PUBLICIDADE — Empresa de prestação de serviços, especializada no planejamento, organização e execução de programas de propaganda e publicidade para seus clientes. Elabora campanhas, peças e planos promocionais. Cria anúncios apropriados para diversos veículos (rádio, televisão, jornal, revista, etc.) e cuida de sua publicação e transmissão.
ANUNCIANTE — Entidade, empresa, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda para vender seu produto.
ANÚNCIO — Informação publicitária de uma marca, produto, serviço ou instituição.  Sua apresentação pode ser feita através de palavras, imagens, música, recursos audiovisuais, efeitos luminosos, etc., veiculada pelos meios de comunicação.
APONTAMENTO — (ou appointment) Compromisso da modelo, que é determinado pelo booker. A Agência faz os contatos com os clientes e envia a modelo para entrevistas, seleção para comercial de televisão, etc.
ARARA — Estrutura de madeira ou ferro em que se penduram peças de roupas que serão usadas  em produções de moda ou  desfiles.
ARTE-FINAL — Acabamento final de um trabalho de arte destinado à produção gráfica.
ASSISTENTE DE FOTÓGRAFO — É o elemento que faz todo o trabalho braçal numa produção fotográfica. Monta a luz, o fundo, cuida do equipamento, troca o filme, etc..
ASSISTENTE DE CÂMERA — Não desgruda do equipamento. É responsável pela limpeza e manutenção e, na hora da filmagem, acerta o foco da câmera.
AUDIOVISUAL — Apresentação simultânea e sincronizada de slides e fita pré-gravada para apresentação publicitária.
AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM — Documento expedido pelo fotógrafo, agência ou editora para utilização legal das fotos ou imagens em que a modelo aparece.

“B”
BACKGROUND — Parte do cenário localizado ao fundo da imagem filmada ou fotografada.
BACK-LIGHT — Foco de luz auxiliar situado atrás da modelo ou objeto a ser fotografado, separando-o do fundo. Ajuda a revelar contornos. 
BLOW-UP — Ampliação fotográfica de um negativo.
BOOK — Pasta ou álbum contendo as melhores fotos e trabalhos publicados da modelo.
BOOKER — (do verbo “to book” – reservar ou confirmar uma atividade) Pessoa responsável pela agenda de compromissos profissionais da modelo. É o mediador entre o cliente e a modelo. É o responsável por indicar as modelos de acordo com o pedido dos clientes. Não só fiscaliza como também orienta o trabalho e conduta da modelo.
BREAK — Intervalo durante o trabalho.
BRIEFING — Instruções dirigidas a quem responde pela execução de uma campanha publicitária ou cobertura jornalística.

“C”


CABELEIREIRO — Produz o cabelo de acordo com a pauta ou roteiro.
CACHÊ —  Pagamento recebido pela modelo.
CASTING —  É o elenco de modelos de uma agência. Também é o nome dado às sessões em que as modelos se apresentam para escolha de um trabalho.
CATÁLOGO — Peça de propaganda, normalmente extenso, que mostra através de fotos todos os produtos oferecidos em uma determinada ocasião.
CLOSE — Foto em plano fechado. Normalmente de rosto.
COMPOSITE — Cartão impresso  contendo algumas fotos em cores ou branco-e-preto  — geralmente de trabalhos publicados — acompanhadas das medidas da modelo.
CONTATO (1) — Representante de uma empresa que procura o cliente para fins comerciais, para vender anúncios ou campanhas.
CONTATO (2) — Cópia de contato ou copião – folha contendo fotografias  no tamanho natural do negativo.
CONTRACENAR —  Representar ou fotografar com outro ator ou modelo, para filme, foto ou encenação.
CONTRA-LUZ — Efeito de luz, onde se tenta realçar a silhueta ou contorno da modelo ou objeto a ser fotografado ou filmado.
COORDENADOR DE DESFILE — Cuida de todos os detalhes do desfile. Recruta as modelos, monta as roupas, prevê o ritmo, etc.  Durante o evento, mantém a organização dos camarins e controla o andamento das entradas, saídas e trocas de roupas.
COREÓGRAFO — É o responsável pela sincronização e combinação entre a trilha sonora e a movimentação das modelos.
CRIAÇÃO — Departamento de uma agência de publicidade que cuida da elaboração de mensagens publicitárias. Uma dupla de criação é formada por um diretor e um desenhista.
CROMO — Fotografia colorida em positivo, também chamado de slide. Normalmente possui melhor qualidade que a fotografia obtida a partir de negativo

“D”

DIRETOR — É o “manda-chuva” no mundo da publicidade. É responsável pela execução do roteiro, transforma a idéia registrada no papel em um filme bem acabado. Comanda toda a equipe e é o olho por detrás da câmera.
DIRETOR DE ARTE — Cuida da concepção estética do filme e determina a escolha do figurino e do cenário. É o responsável pelo “clima” do filme.
DISPLAY —  Peça de propaganda ou promoção de vendas usada para exibir um produto. Pode ser colocado sobre balcões, em vitrines, paredes ou pendurado no teto.

“E”

EDITORIAL — Artigo de responsabilidade da publicação e que pode ou não expressar um opinião.  Em moda é a produção de matéria sobre o assunto.
ENCARTE — Folha ou conjunto de folhas (que formam um caderno) com anúncios ou matérias que é inserido em jornais ou revistas.
ENSAIO FOTOGRÁFICO — Conjunto de fotos feitas normalmente dentro de uma mesma temática, com objetivo artístico ou comercial. O ensaio é o melhor  exercício para a modelo: ela aprende a se soltar e pode testar novas maneiras de se apresentar diante das câmeras.
ESTANDE —  (ou  stand) espaço ocupado pelas empresas em feiras ou convenções.
EXCLUSIVIDADE — Termo de compromisso acordado entre a modelo e o cliente ou a agência que a impede de trabalhar para concorrentes. Essa exclusividade deve sempre ser bem paga.
EXTERNA — Sessão fotográfica ou filmagem feita ao ar livre

“F”

FECHAMENTO — Conclusão de todos os trabalhos de uma publicação. Prazo final para a entrega de fotos e textos  para a publicação.
FIGURANTE — ( ou extra) Pessoa que participa de uma gravação ou fotografia ocupando espaço secundário.
FOLDER —  Peça de propaganda que reúne texto e foto impresso em papel de qualidade superior usado para divulgar um produto.
FOREGROUND — É o contrário de background. È a parte anterior de um cenário fotográfico ou cinematográfico.
FOTÓGRAFO — Tomas as decisões sobre o assunto. Interfere, quando necessário, na escolha das modelos, escolhe o tipo de filme  ou o estilo da foto.
FREE-LANCER — Profissional autônomo, que trabalha por conta própria, sem vínculo empregatício. Faz trabalhos  do tipo free-lance. Dificilmente encontra respaldo ou ajuda das agências diante de problemas oriundos de relações profissionais malsucedidas.
FUNDO INFINITO — Parede de um estúdio que alcança o chão em curva e não em ângulo reto. Quando usado tira a noção de distância entre a modelo e o fundo (background).

“G”

GO SEE  —  Visita de apresentação a clientes, produtores de moda e fotógrafos.
GRIFFE —  Palavra francesa usada para definir a marca de uma confecção sofisticada ou a  “assinatura” de um estilista ou designer  muito conhecido.

“I”

INSTITUCIONAL — Propaganda que tem como maior objetivo, promover uma imagem favorável de um produto, marca, empresa ou serviço.

“J”

JINGLE — Peça musical especialmente para o produto de uma campanha publicitária.


“L”
LAY-OUT — Esboço de uma página de revista ou anúncio que a agência apresenta para o cliente para sua aprovação ou alterações.
LOCAÇÃO — Qualquer lugar fora do estúdio (interior ou exterior) onde se produz uma filmagem ou fotografia.
LOOK —  É o visual da  modelo, a imagem que ela passa para os outros.

“M”
MAKE-UP — É o mesmo que maquilagem ou maquiagem.
MALA DIRETA — Peças de propaganda (folhetos, catálogos, etc.) enviados pelo correio para divulgação de produtos ou serviços.
MANAGER — Profissional que dirige uma empresa ou determinada área de atividade. No caso das agências, é o responsável pelas grandes decisões. É o gerente da agência.
MAQUIADOR —  Cuida da pele da modelo. Prepara a pele, corrige imperfeições, ou mesmo as cria, se necessário, de acordo com o roteiro. Trabalha o tempo todo, cuidando para que a pele da modelo não sofra alterações pelo suor ou  efeitos de luz.
MARKETING — É a política de anúncio ou venda de um produto.
MÉTIER — É o meio específico de uma determinada categoria profissional.
MERCADO —  Público consumidor que estabelece relação de oferta e procura de produtos ou serviços. Para a modelo, é o mercado da moda, das revistas, dos desfiles, etc..
MÍDIA — São os meios de comunicação. Os jornais e as revistas são a mídia impressa. O rádio e a televisão são a mídia eletrônica.

“O”

OUTDOOR — Cartaz gigante exposto ao ar livre. É uma das maiores peças da propaganda.

“P”

PACOTE — Quando a modelo fecha um contrato com vários tipos de trabalhos que serão feitos conjuntamente.
PÁGINA  DUPLA — Foto ou anúncio de duas páginas.
PAUTA —  Termo usado nos meios de comunicação para definir o resumo do assunto a ser discutido ou tratamento a ser dado a uma matéria.
PEÇA DE PROPAGANDA — Cada um dos elementos produzidos para uma campanha: anúncio, encarte, display, etc..
PONTO DE VENDA —  Estabelecimento comercial onde o produto é adquirido pelo consumidor.
PORTFOLIO — (ou portifólio) O mesmo que book.
PRÊT-À-PORTER   — Coleções desenhadas pelos grandes estilistas para serem vendidas em série e a preços bem diferenciados.
PRODUTOR — É o responsável pela preparação de tudo o que será usado numa produção. Compra, aluga ou consegue emprestados os elementos de cena, monta a agenda de trabalho, indica locações. É, normalmente, quem mais trabalha. Nas grandes produções, existem produtores específicos para cada área.
PÚBLICO-ALVO — Parcela da população a que se destina a mensagem publicitária.

“Q”

QUARTA CAPA — É a última página da revista. É o espaço  mais caro da revista.

“R”

REDAÇÃO — Local de trabalho onde jornalistas fecham uma revista ou outra publicação.
RELEASE — Texto informativo, com o objetivo de divulgar o lançamento de um produto.
REPRINT —  Reprodução de um anúncio para ser usados em pontos de venda ou distribuídos de forma avulsa. É a reimpressão de um trabalho já executado.
REUNIÃO DE PAUTA — Reunião em que se decide quais assuntos serão abordados na próxima edição de uma publicação.

“S”

SCOUTER — Pessoa contratada pelas agências como caça-talentos, que vão buscar novos rostos  fora dos grandes centros.
SELO — (ou etiqueta) Marca utilizada para frisar determinada característica de um produto.
SPA — Tipo de hotel com infra-estrutura adequada ao tratamento estético ou relaxamento de seus hóspedes. Originalmente é o nome de uma pequena cidade da  Bélgica.
SPOT — Refletor que projeta a luz de forma bastante concentrada. Pode, também, definir pequenos anúncios veiculados repetidamente por um veículo.
STILL — Fotografia de objetos montados em estúdio.

“T”

TAKE — Tomada de uma imagem em foto ou filme. É o mesmo que “clic” ou “shoot”.
TEASER — Anúncio que procura despertar a curiosidade do público, sem revelar maiores detalhes do produto.
TIRAGEM —  O total de exemplares de uma publicação.                   
TOP MODEL — Modelo de grande projeção.

“V”

VEICULAÇÃO — Distribuição de anúncios de uma campanha publicitária a veículos de propaganda (jornais, revistas, etc.).
VIDEO-WALL —  Painel montado com vários monitores de TV, que através de um programa de computador, exibem uma imagem gigante como se fosse um só tela gigantesca.

0 comentários:

 
. © 2008 Template by Exotic Mommie Illustration by Dapina